FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA...

Gif costura ARTE FEITO COM AMOR Gif de crochê

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

25 de jan. de 2011

PEDRA PRECIOSAS Q. PROTEJEM

As pedras preciosas e semi-preciosas têm “personalidades” particulares e energizam o portador com uma qualidade especial.

Água-marinha: pedra da juventude, da esperança e da saúde.

Ágata preta: outorga coragem e valor; favorece a prosperidade.

Ágata rosa: dá paz e calma; protege contra as picadas de cobra e contra o raio.

Ametista: traz calma ao coração e protege da embriaguez.

Berilo: reforça a vida espiritual e a esperança.

Calcedônia: protege os viajantes, afastando desgraças e discórdias.

Carbúnculo: outorga resolução, energia, confiança em si mesmo e bem-estar físico.

Coral: dá dedicação, afeto e protege contra as doenças.

Coríndon: dá firmeza espiritual.

Crisoberilo: favorece a inteligência e a cautela.

Diamante: garante o afeto e a fidelidade, assim como a cordialidade e a sinceridade.

Diaspório: dá prazer e felicidade; além disso, funciona contra a dor.

Esmeralda: favorece o amor e a sensualidade; tem poder de revelar o futuro.

Granada: dá energia, poder de decisão, fidelidade e simpatia.

Lápis-lazúli: outorga capacidade de ação, sucesso e atrai a proteção dos poderosos.

Malaquita: consola de um amor infeliz e acalma os desejos.

Olivina: dá modéstia, simplicidade, prazer e felicidade.

Ônix: afasta os pesadelos e as desgraças.

Opala: favorece a segurança e a fidelidade.

Pérola: dá pudor e pureza; quando é usada por quem não a merece, traz lágrimas.

Rubi: favorece o amor, dá beleza e intuição, e garante o sucesso.

Safira: conserva a castidade e protege a virtude.

Selenita: dá nobreza à vida sentimental, esperança e pureza.

Topázio: garante o amor, o afeto e a simpatia.

Turquesa: dá a coragem que leva à vitória.

Obs: as pedras também protegem contra os opostos das suas propriedades positivas, isto é, aquela que dá amor, por exemplo, ao mesmo tempo protege contra o ódio.

As cores

As sete cores do arco-íris, assim como o branco e o preto, também têm propriedades mágicas e funcionam como amuletos. Por isso, as roupas e outros objetos de uso pessoal refletem estas características.

Amarelo: a cor da luz e da energia. Favorece a intuição e a ação espiritual, agindo como inspirador e estimulador de idéias. Tem ação purificante sobre o sistema nervoso. Também é a cor da inteligência e da prudência.

Anil: elimina as energias negativas, estimula a sabedoria e favorece os entendimentos. É a cor da vida afetiva mais elevada. Reforça a sensibilidade, tanto física como espiritual, possibilitando uma visão lúcida e clara.

Azul: vibração limpa e fresca, que acalma e traz paz. Favorece o sono e os sonhos. E a cor perfeita para a meditação e a contemplação. Simboliza o amor espiritual, o infinito e os grandes ideais.

Branco: expressa a pureza, a inocência, o gozo e a luz. Cor da Lua, age sobre o inconsciente das pessoas.

Laranja: é uma cor cálida, positiva, excitante, que estimula a força vital. Manifesta a sensualidade carnal, o desejo e a necessidade de conta to físico. Deve ser usado com prudência.

Verde: a cor da juventude, da fertilidade e da fecundação. É a energia perfeita que traz harmonia e equilíbrio, afastando qualquer tipo de irritação ou agitação. Elimina o cansaço e dá nova energia. É a cor da força que faz crescer.

Vermelho: é a cor da energia, do empenho e da vitória. O vermelho-sangue estimula a sensualidade e a sexualidade, e ajuda nos casos de depressão ou de solidão. O vermelho-claro é a cor do afeto, das relações de amizades profundas.

Violeta: esta cor é a máxima vibração luminosa que o olho humano pode perceber É a cor da espiritualidade pura, e apenas age nesta área da vida. Favorece o misticismo.

Preto: simboliza a matéria e tudo aquilo que se refere à conservação e ao rejuvenescimento. Expressa as limitações físicas, mas também a força interior que permite superá-las.

19 de jan. de 2011

MANDALAS E SUAS CORES

Na análise das junções das cores, sempre se deverá avaliar o que está acontecendo com a pessoa no momento em que fez sua mandala, com relação ao que acontece no seu dia-a-dia, porque a cor revela o nosso “eu” interior. Anie e Lilla Beck em sua pesquisa sobre a associação das cores chegaram a concluir o seguinte:

Um conjunto de cores caracteriza um traço de personalidade, porque as cores estão ligadas às emoções. Cada pessoa possui muitas facetas a serem analisadas e trabalhadas, portanto, cada associação de cor diferente representa uma faceta a ser observada.

Vermelho e suas associações
Na cor vermelha, existem inúmeros matizes que vão do tom rosa escuro ao vermelho bem forte. Por exemplo, o rosa escuro pode significar um amor intenso pela humanidade.

O vermelho intenso indica uma sensibilidade exacerbada. Por exemplo: pessoa dominada por paixões e emoções fortes, com total incapacidade de dominar a psique. O vermelho associado ao laranja pode indicar algo ligado à sexualidade. Devem-se sempre analisar seus matizes.

Se o vermelho forte estiver associado ao amarelo, poderá indicar irritação. Sempre se avalia com o significado emocional da cor que está próxima. O amarelo está associado com as habilidades da mente.

O vermelho associado ao verde pode significar um imenso amor emocional, ou profundamente ferido. O vermelho assemelha-se a sangue. O verde está ligado ao amor, ao amor ferido ou à paixão. Sempre se analisa, com a pessoa, o que está se comunicando em todas as áreas de sua vida.

Quando o vermelho for associado ao azul anil, deve-se observar algo com distúrbio mental, principalmente quando aparecer em índice elevado. Deve-se aprofundar mais nas características de personalidade, observar as funções do ego e como a pessoa está adaptada ao meio ambiente.

O vermelho associado ao preto indica ausência de segurança básica, baixa autoestima, indicador de medos. O laranja mais associado ao verde representa aquelas pessoas que são mais adaptadas e calmas, que controlam seus impulsos e a sensibilidade, levam a vida de maneira mais harmoniosa e constante.

Amarelo e suas associações

O amarelo associado ao vermelho indica como o corpo logo se entedia e exige novos estímulos, nada dura muito, introversão. Também está associado à autoconfiança, à sociabilidade e à comunicação.

O amarelo associado ao laranja indica que as pessoas estão voltadas para si, colocam a si mesmas ou carreiras na frente dos filhos e cônjuge. O amarelo associado ao verde é sinal de que a pessoa está tentando controlar as emoções do coração com o intelecto. São pessoas as quais seus objetivos não levam o coração em consideração.

O amarelo associado ao azul claro indica que a pessoa possui inteligência, mas precisa comprovar isso constantemente, pois tem a necessidade de aprovação. O amarelo associado ao anil representa pessoas frias e analíticas. São pessoas imparciais.

O amarelo associado ao marrom (ocre) significa que a sociabilidade, assim como a comunicação, estão presas, contidas, ensimesmadas. A pessoa está presa dentro de si.

Verde e suas associações

O verde associado ao vermelho no centro de reprodução significa que o coração governa a vida sexual. Não é a variedade de atividade que importa e, sim, a quantidade de amor dada no momento do contato. Significa o relacionamento com profundo amor.

O verde associado ao laranja representa pessoas sensíveis. O verde associado ao amarelo indica o quanto uma pessoa expressa sentimentos de calor humano e generosidade, amor aos outros.

O verde associado ao azul claro significa pessoas bondosas. São aquelas que não sabem dizer não quando é necessário. Se houver excesso de verde, elas correm o risco de serem usadas pelos outros.

O verde associado ao azul anil são pessoas que a bondade sobrepuja a pessoa.

O Azul claro e suas associações

O azul claro associado ao vermelho indica uma postura um tanto frio e calculista perante aos relacionamentos afetivos. O azul claro associado ao laranja indica uma certa frieza afetiva. O azul claro associado ao amarelo indica unidade entre os aspectos femininos e masculinos, integrando o self.

O azul claro associado ao verde indica pessoas que não conseguem responder ao amor e evita novos relacionamentos. O azul claro associado ao azul anil mostram habilidades dos curadores, que usam a voz para cura, hipnoterapeutas.

O azul anil e suas associações: o azul anil associado ao vermelho raramente acontece e, quando aparece, a pessoa está usando a energia sexual para cognição. O azul anil associado ao amarelo indica uma pessoa fria e imparcial, sem envolvimento emocional e mental. O azul anil associado ao verde representa pessoas calmas, e suas habilidades amorosas fluem naturalmente de si. O azul anil associado ao azul claro indica pessoas curadoras e espiritualizadas.

O violeta associado às outras cores simboliza espiritualidade, artes e beleza. Representa qualidades artísticas em nossa personalidade. É a cor eu transmuta as energias mais densas em energias sutis. O violeta associado ao rosa indica espiritualidade em equilíbrio, pureza afetiva.


Cinza e suas associações

O cinza associado ao preto representa o tudo com o nada – negação. O cinza associado ao laranja indica negação do prazer. O cinza associado ao azul significa negação da intuição, espiritualidade e criatividade. O cinza associado ao amarelo representa negação da comunicação, relação e sociabilidade. O cinza associado ao verde claro indica negação da sensbilidade.

Rosa e suas associações

É a única cor que não possui aspecto negativo. Simboliza o amor incondicional, doação, compaixão e bondade. A cor rosa acalma. O rosa associado ao amarelo representa pessoas expansivas e amorosas. O centro da mandala rosa indica estar em contato com sua essência. O rosa é a cor que une e funde, é a cor da união.

O rosa na mandala significa que a pessoa está em harmonia e integração com os aspectos mais sutis em níveis energéticos. A cor rosa simboliza o sopro divino. As crianças irradiam a cor rosa, a cor espiritual da inocência.

Texto extraído do livro Mandala – O uso na Arteterapia de Maida Santa Catarina.


Mandalas por Luiza Senna.

Tags: mandala, Psicologia, Significado das Cores

O OLHO QUE TUDO VÊ.

Olho do Oriente (olho grego ou turco) remonta à antiguidade, onde os Turcos acreditavam que um mau olhado podia trazer má sorte e para isso nada melhor que um talismã para se proteger. Este olho é chamado de Nazar Boncugu e ele é adesivado à peça. Protege contra o mal e atrai boa sorte. Caso o olho se quebre, ele deve ser jogado fora e substituído por um novo. O Olho Grego é um antigo talismã contra a inveja e o mal olhado. O olho está simbolicamente ligado ao Sol, que é a força que afasta o mal.


O olho grego, ou olho turco, tem sua origem mais conhecida nos países árabes, e migrou para os povos que tinham contato com eles, como Grécia, norte da África, etc. Ele está sempre ligado a proteção, a afastar a negatividade, e a "absorver" o mal olhado para ele, impedindo que atinja a pessoa... O amuleto turco que protege contra mal olhado e olho gordo é muito comum na Turquia. Você pode encontrá-lo em toda a Turquia: as mulheres o usam em pulseiras, brincos, colares; os turcos dependuram o amuleto na casa, escritório e também no carro e os bebês também o usam ! O amuleto deve ser azul e ter a forma de um olho. Há diversos tamanhos mas a forma é geralmente aredondada. O nome turco do amuleto que protege contra o mal olhado e olho gordo é nazar boncuk. Mas o que esta atrás desta superstição turca ? Era uma vez ... havia uma rocha no mar que nem com a força de cem homens e muita dinamite podia ser removida ou rachada. Havia também um homem nesta cidade que era conhecido por ter muito "olho gordo" (Nazar). Depois de muitos esforços, trouxeram o homem à rocha. O homem olhou a rocha e disse "Meu Deus! Que rocha enorme !" No instante que ele disse isto, houve um grande barulho e a rocha rachou em dois pedaços. A força do mal olhado (nazar) é um elemento extensamente aceito e temido na vida diária do povo turco. Como um exemplo desta superstição vou contar uma outra história

Uma mulher dá a luz a uma criança saudável com bochechas rosadas e todos os vizinhos vão visitar o bebê. Fazem muitos elogios ao bebê, comentando especialmente como ele é saudável. Depois de algumas semanas o bebê fica doente. Nenhuma explicação pode ser dada para a doença do bebê. Isso é descrito como "Nazar". Os elogios feitos a uma parte específica do corpo pode resultar em "Nazar". Por isso as mães turcas colocam um amuleto de olho gordo nas roupas das crianças. Se este amuleto de mal olhado é encontrado rachado, significa que funcionou e protegeu a criança e imediatamente um novo amuleto é colocado para substitui-lo.

Olho que Tudo vê........