Na análise das junções das cores, sempre se deverá avaliar o que está acontecendo com a pessoa no momento em que fez sua mandala, com relação ao que acontece no seu dia-a-dia, porque a cor revela o nosso “eu” interior. Anie e Lilla Beck em sua pesquisa sobre a associação das cores chegaram a concluir o seguinte:
Um conjunto de cores caracteriza um traço de personalidade, porque as cores estão ligadas às emoções. Cada pessoa possui muitas facetas a serem analisadas e trabalhadas, portanto, cada associação de cor diferente representa uma faceta a ser observada.
Vermelho e suas associações
Na cor vermelha, existem inúmeros matizes que vão do tom rosa escuro ao vermelho bem forte. Por exemplo, o rosa escuro pode significar um amor intenso pela humanidade.
O vermelho intenso indica uma sensibilidade exacerbada. Por exemplo: pessoa dominada por paixões e emoções fortes, com total incapacidade de dominar a psique. O vermelho associado ao laranja pode indicar algo ligado à sexualidade. Devem-se sempre analisar seus matizes.
Se o vermelho forte estiver associado ao amarelo, poderá indicar irritação. Sempre se avalia com o significado emocional da cor que está próxima. O amarelo está associado com as habilidades da mente.
O vermelho associado ao verde pode significar um imenso amor emocional, ou profundamente ferido. O vermelho assemelha-se a sangue. O verde está ligado ao amor, ao amor ferido ou à paixão. Sempre se analisa, com a pessoa, o que está se comunicando em todas as áreas de sua vida.
Quando o vermelho for associado ao azul anil, deve-se observar algo com distúrbio mental, principalmente quando aparecer em índice elevado. Deve-se aprofundar mais nas características de personalidade, observar as funções do ego e como a pessoa está adaptada ao meio ambiente.
O vermelho associado ao preto indica ausência de segurança básica, baixa autoestima, indicador de medos. O laranja mais associado ao verde representa aquelas pessoas que são mais adaptadas e calmas, que controlam seus impulsos e a sensibilidade, levam a vida de maneira mais harmoniosa e constante.
Amarelo e suas associações
O amarelo associado ao vermelho indica como o corpo logo se entedia e exige novos estímulos, nada dura muito, introversão. Também está associado à autoconfiança, à sociabilidade e à comunicação.
O amarelo associado ao laranja indica que as pessoas estão voltadas para si, colocam a si mesmas ou carreiras na frente dos filhos e cônjuge. O amarelo associado ao verde é sinal de que a pessoa está tentando controlar as emoções do coração com o intelecto. São pessoas as quais seus objetivos não levam o coração em consideração.
O amarelo associado ao azul claro indica que a pessoa possui inteligência, mas precisa comprovar isso constantemente, pois tem a necessidade de aprovação. O amarelo associado ao anil representa pessoas frias e analíticas. São pessoas imparciais.
O amarelo associado ao marrom (ocre) significa que a sociabilidade, assim como a comunicação, estão presas, contidas, ensimesmadas. A pessoa está presa dentro de si.
Verde e suas associações
O verde associado ao vermelho no centro de reprodução significa que o coração governa a vida sexual. Não é a variedade de atividade que importa e, sim, a quantidade de amor dada no momento do contato. Significa o relacionamento com profundo amor.
O verde associado ao laranja representa pessoas sensíveis. O verde associado ao amarelo indica o quanto uma pessoa expressa sentimentos de calor humano e generosidade, amor aos outros.
O verde associado ao azul claro significa pessoas bondosas. São aquelas que não sabem dizer não quando é necessário. Se houver excesso de verde, elas correm o risco de serem usadas pelos outros.
O verde associado ao azul anil são pessoas que a bondade sobrepuja a pessoa.
O Azul claro e suas associações
O azul claro associado ao vermelho indica uma postura um tanto frio e calculista perante aos relacionamentos afetivos. O azul claro associado ao laranja indica uma certa frieza afetiva. O azul claro associado ao amarelo indica unidade entre os aspectos femininos e masculinos, integrando o self.
O azul claro associado ao verde indica pessoas que não conseguem responder ao amor e evita novos relacionamentos. O azul claro associado ao azul anil mostram habilidades dos curadores, que usam a voz para cura, hipnoterapeutas.
O azul anil e suas associações: o azul anil associado ao vermelho raramente acontece e, quando aparece, a pessoa está usando a energia sexual para cognição. O azul anil associado ao amarelo indica uma pessoa fria e imparcial, sem envolvimento emocional e mental. O azul anil associado ao verde representa pessoas calmas, e suas habilidades amorosas fluem naturalmente de si. O azul anil associado ao azul claro indica pessoas curadoras e espiritualizadas.
O violeta associado às outras cores simboliza espiritualidade, artes e beleza. Representa qualidades artísticas em nossa personalidade. É a cor eu transmuta as energias mais densas em energias sutis. O violeta associado ao rosa indica espiritualidade em equilíbrio, pureza afetiva.
Cinza e suas associações
O cinza associado ao preto representa o tudo com o nada – negação. O cinza associado ao laranja indica negação do prazer. O cinza associado ao azul significa negação da intuição, espiritualidade e criatividade. O cinza associado ao amarelo representa negação da comunicação, relação e sociabilidade. O cinza associado ao verde claro indica negação da sensbilidade.
Rosa e suas associações
É a única cor que não possui aspecto negativo. Simboliza o amor incondicional, doação, compaixão e bondade. A cor rosa acalma. O rosa associado ao amarelo representa pessoas expansivas e amorosas. O centro da mandala rosa indica estar em contato com sua essência. O rosa é a cor que une e funde, é a cor da união.
O rosa na mandala significa que a pessoa está em harmonia e integração com os aspectos mais sutis em níveis energéticos. A cor rosa simboliza o sopro divino. As crianças irradiam a cor rosa, a cor espiritual da inocência.
Texto extraído do livro Mandala – O uso na Arteterapia de Maida Santa Catarina.
Mandalas por Luiza Senna.
Tags: mandala, Psicologia, Significado das Cores
Nenhum comentário:
Postar um comentário